BEM-VINDOS!!!

Olá!!
Neste espaço podes informar-te acerca de alguns assuntos do teu interesse e até manifestar a tua opinião. Podes ainda tirar algumas dúvidas que serão esclarecidas logo que possível.
Aceitamos sugestões!!
Contamos com a tua participação!!


Tira as tuas dúvidas e envia as tuas sugestões para:
adolescente@azogla.com

Quais os temas que mais gostarias que fossem abordados neste blogue?

Caso queiras ver abordado outro tema, envia a tua sugestão para o endereço electrónico do Gabinete de Apoio ao Adolescente (adolescente@azogla.com).

terça-feira, 29 de abril de 2008

ÁLCOOL E FALSOS CONCEITOS



O álcool (não) aquece...
O álcool faz com que o sangue venha do interior do organismo à superfície da pele, dando a sensação de calor, mas esta deslocação de sangue provoca uma diminuição da temperatura interna, prejudicando o funcionamento de todos os órgãos.

O álcool (não) mata a sede...
A sensação de sede significa necessidade de água. Quando se toma uma bebida alcoólica, uma quantidade considerável de água, que faz falta ao organismo, sai pela urina, aumentando assim a necessidade de água no organismo, logo a sede vai-se agravando.

O álcool (não) dá força...
O álcool tem uma acção excitante e anestésica, que disfarça o cansaço físico ou intelectual intenso, dando a ilusão de voltarem as forças mas, depois o cansaço é a dobrar, porque o álcool gastou energia ao ser "queimado" no fígado.

O álcool (não) é um alimento, (não) facilita a digestão (nem) abre o apetite...
O álcool não é um nutriente porque produz calorias inúteis para os músculos e não serve para o funcionamento das células. Contrariamente aos verdadeiros nutrientes, ele não ajuda na edificação, construção e reconstrução do organismo. O álcool faz com que os movimentos do estômago sejam muito mais rápidos e os alimentos passem para o intestino sem estarem devidamente digeridos, dando a sensação de estômago vazio e digestão feita. O resultado é a falta de apetite e o aparecimento de gastrites e úlceras.

Sem comentários: